"Não" é "sim"?
Em 27 de setembro de 2009

Twitte este post!
Muita gente critica o cristianismo dizendo que é apenas uma religião que proíbe um bando de coisas.
 
Mas se você for observador e inteligente, perceberá que não funciona bem assim. Cada "não" que a bíblia ensina é, na verdade, um "sim". Em vez de dizer "sim, deixe as pessoas viverem, e deixe sua consciência tranqüila", a bíblia diz "não mate". Em vez de "tenha um compromisso com a ética e com a verdade", diz "não minta". Cada "não" de Deus é um sim para a vida.

A bíblia bem que poderia dizer: "permaneça consciente para que não agrida ninguém, para que não se acidente e para que não faça papel de idiota vergonhoso na frente dos outros", mas simplesmente diz "não beba". Poderia dizer "tenha consciência tranquila, não cause dor ao seu coração ou a outra pessoa, aproveite a sua adolescência para se divertir com os amigos - é o seu tempo", mas diz "guarde o seu corpo e sua mente, transe só depois de casar e apenas com seu marido/esposa".
 
Particularmente, nunca vi um bêbado ou drogado que tenha vivido até a velhice. E os que mais conseguiram se aproximar de uma idade avançada estavam completamente destruidos - na mente, nas amizades, na família. Também nunca vi alguém com vida promíscua - de ficar beijando uma galera ou de transar antes de casar - ter realmente uma consciência limpa. Pelo contrário, inúmeros casamentos e inúmeras famílias são destruidas pelo simples fato de que o casal, antes de casar, não soube esperar - e isto interferiu no casamento, anos depois. E é interessante perceber que aquelas pessoas que seguiram o que a bíblia diz - não viveram bêbados e drogados, nem transaram antes do casamento, nem pularam a cerca enquanto casados - estas pessoas sim chegam a sua velhice, felizes no modo que viveram, felizes nas amizades, felizes no casamento.
 
A Bíblia sabe as consequencias dos nossos atos - tanto consequencias boas quanto ruins, e é por isso que nos alerta. Deus tem um bom caminho para as pessoas. Infelizmente, muitos se acham mais sábios que Deus, e ao tentar colocar em prática sua "sabedoria" acabam se ferrando provando as consequências ruins o resto de suas vidas. Cada "não" de Deus é um "sim" para a vida e para aquilo que realmente vale a pena.

Este post foi escrito com base na mensagem do Pr. Jairo Menezes, no Encontro Jovem da Igreja Luterana de Rio Negro no dia 26 de setembro.