Salmo 119
Em 11 de outubro de 2009

Twitte este post!
Quem foi no Encontro Jovem ontem a noite recebeu uma tarefa de casa: ler o Salmo 119. Prometi algumas dicas pra facilitar a compreensão e pra deixar a leitura mais bacana. Então aí estão as dicas :) e se você não estava no encontro jovem e não recebeu tarefinha, não fique acanhado - leia também, será legal!

O Salmo 119 foi habilmente escrito, uma obra-prima alfabética - na verdade é um acróstico, dividido em 22 estrofes com outo versos cada uma. Foi escrito originalmente em hebraico. Cada uma das estrofes tem como título uma letra do alfabeto hebraico, e todos os versículos começam com a letra de sua estrofe.

Ele fala da beleza e importância da palavra de Deus. E para destacar especificamente as características da Palavra, o Salmo repete freqüentemente os termos lei, estatutos, preceitos, mandamentos, ordens, ordenanças, decretos, palavra e promessa - nenhuma estrofe contem menos do que seis desses termos juntos.

Percebendo essas repetições enquanto lê, você vai percebendo a importância que o escritor dá a Palavra de Deus no dia a dia e a necessidade que ele mostra de mantê-la sempre na mente e praticá-la. Vale a pena cada versículo.

Dica legal: leia ele inteiro, numa vez só. Depois, leia cada dia uma das 22 estrofes - exceto nos sábados e domingos. Dá bem certinho um mês de leitura. Serão 8 versículos por dia, legal pra caramba de ler na hora do café da manhã e passar o resto do dia pensando. Experimente!

1 comentários:

eloruthes disse...

eu nao li o post inteiro, mas só pra comentar q na minha Biblia o salmo 119 é na verdade o salmo 118!
mas nao entendo pq? nao deveria ser igual em todas? :s

Postar um comentário

Para comentar, selecione "Nome/Ulr" em "Comentar como". Ou, se preferir, selecione "Conta do google". Valeu!