Breve comentário sobre o comportamento evangélico
Em 17 de novembro de 2009

Twitte este post!
"Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem" (João 10.14, 27). Estava pensando em algumas situações que refletem a atual realidade do povo evangélico, e no meio dos pensamentos lembrei dessa passagem de João.

Há tantos "pastores" disputando a atenção das ovelhas que estas já não sabem mais exatamente o que seguir.
Compreenda "pastores" como "aquilo que guia espiritualmente o cristão", independente se isso for um modismo, um estilo de música ou mesmo um pastor de igreja.

Há tantas ondas bestas e babacas dentro da religião que o cristianismo torna-se vergonhosamente manchado por um capitalismo gospel. A questão não é mas seguir o Pastor, que levará as ovelhas para pastos verdejantes - claro, passando pelo vale da sobra da morte antes -, mas é correr até as pilhas de opções que tentam pastorear os crentes - não oferecendo para as ovelhinhas os pastos do Bom Pastor nem as águas tranqüilas, mas rações para deixar pêlos bonitos, balinhas com açúcar e massagem. Agora há opções: podem escolher o evangelho da prosperidade, ou o poder da unção do Leão, ou a adoração extravagante de Belo Horizonte, ou as idéias estrangeiras (já que o que vem de fora é melhor). Opções! Que maravilha!

Ovelhas burras. Há muito tempo deixaram de seguir o Pastor por ficarem dando atenção às opções de nossos dias. E não importa se prosperidade, unções diferentes e shows de louvor não estão na bíblia - seguem mesmo assim, cegamente, como se a Palavra não fosse algo em que realmente o cristão deva se embasar - ela apenas é "uma parte da verdade", não toda ela.

A única maneira de escapar disso - e assim espero que eu mesmo me comporte - é ouvir a voz conhecida e inconfundível do Pastor, que chama com amor. Ele não promete nenhum tipo de balinha, ração ou massagem, mas sim pastos verdejantes, águas tranqüilas e vales da sobra da morte. Promete presença constante, e uma eternidade à sua mesa. Qualquer coisa diferente disso irá causar indigestão eterna para qualquer ovelha.

Seguir o Pastor, e não as opções infelizes que pessoas querendo parecer mais "espirituais" criam. Seguir o Pastor, e não cair nas ondas de igrejas megalomaníacas onde os membros não se conhecem. Seguir o Pastor, e não a vergonha do povo evangélico.

Adendo: um tempo atras li um texto muito bom de Marcos Botelho. Algo na mesma linha, realmente indico. Clique aqui e confira.