Já pensou dar de cara com ele?
Em 13 de novembro de 2009

Twitte este post!
É sempre chocante encontrar vida quando pensamos estar sós. "Venha ver!", gritamos, "está vivo". É exatamente nesse ponto que muitos recuam - eu teria feito o mesmo se pudesse - e deixam de buscar o cristianismo. Acreditar em um "Deus impessoal" - tudo bem. Em um Deus subjetivo, fonte de toda a beleza, verdade e bondade, que vive na mente das pessoas - melhor ainda. Em alguma energia gerada pela interação entre as pessoas, em algum poder avassalador que podemos deixar fluir - o ideal. Mas sentir o próprio Deus, vivo, puxando do outro lado da corda, aproximando-se em uma velocidade infinita, o caçador, rei, marido - é outra coisa. Há um momento em que as crianças que estão brincando de polícia e ladrão, de repente, ficam quietas e uma sussurra no ouvido da outra: "Você ouviu aqueles passos no corredor?". Chega uma hora em que as pessoas que ficam brincando com a religião ("a famosa busca do homem por Deus"), de repente, voltam atrás: "Já pensou se nós o encontrássemos mesmo? Não é essa a nossa intenção! E, o pior de tudo, já pensou se ele nos achasse?".

- de Milagres, de C. S. Lewis.

2 comentários:

Esperatus disse...

Confesso que tenho um certo "pé atrás" com as coisas do C. S. Lewis, mas não entendi a conclusão do post.
É como um receio das pessoas que estão afastadas da religião ou a ignoram?

Rúben Thiem disse...

Acredito que a maioria dos cristãos - e até ateus - tem uma visão muito "mística" de Deus. Crêem que ele pode interferir no mundo, que é uma força superior ou simplesmente que tal "Espírito" não existe.

A questão é que tanto os que o buscam quanto os que o negam podem, a qualquer momento, encontrá-lo realmente - ou melhor, ser encontrados por Ele.

Isso assusta, por que no fundo ninguém espera que Deus, real e pessoal, possa realmente ser encontrado, tocado, experimentado e sentido. Nem esperam que Ele se deixe, de fato encontrar. Isso causa uma sensação mista de ansiedade e temor - como se sentem as crianças brincando de polícia e ladrão.

Postar um comentário

Para comentar, selecione "Nome/Ulr" em "Comentar como". Ou, se preferir, selecione "Conta do google". Valeu!