Como um enduro me ensina sobre a Bíblia
Em 1 de novembro de 2009

Twitte este post!
Hoje estive no Moriah, e ajudei a monitorar um enduro prum pessoal de Curitiba. Enduro é simples: o grupo ganha um mapa (que não é muito complicado de entender) e tem que seguí-lo sem erros. Porém, em certa altura da prova, suspeitamos que um dos grupos competidores tinha desaparecido. Só percebemos que eles realmente tinham sumido 40 minutos depois do horário que deveriam passar por um dos pontos de controle da prova.

Eu, então, fui à cata do grupo. Alguém disse que tinha visto o pessoal indo pra uma direção esquisita. Fui na pista deles. E finalmente, uns 2 km de distância do lugar onde deveriam estar, eu os encontrei. A situação no final foi engraçada. Eles estavam, inclusive, indo em direção à outra cidade - e se andassem mais uns 5 ou 6 km chegariam lá.

Depois de trazê-los de volta à trilha, mostrei-lhes onde erraram na leitura do mapa. Depois disso, conseguiram chegar até o final da prova.

Isso me faz entender que não adianta apenas ter um mapa e lê-lo. Se você o lê de forma errada, pode ir pra um lugar muito diferente do que deveria.

Não basta apenas você ler a sua Bíblia sem, de fato, entendê-la. E uma das funções do Espírito Santo é auxiliar a compreender a leitura da Palavra de Deus. Ler sem deixar com que o Espírito lhe conduza fará você errar miseravelmente o caminho.

Certa vez um teólogo disse que "leitura sem aplicação é aborto". Eu concordo com ele. Simplesmente ler a bíblia por ler, sem intenções de usar o que aprende, não vale de nada. Por isso mesmo, da próxima vez que ler sua Bíblia, deixe o Espírito Santo te guiar. De outro modo, você poderá realmente falhar na compreensão do "mapa" e da sua aplicação.