Mantenha sua memória
Em 13 de janeiro de 2010

Twitte este post!
Eu estava pensando na facilidade com que esquecemos alguns momentos preciosos da vida. Não sei se isso acontece por que surgem mais momentos preciosos ou por que o tempo vai apagando gradativamente as lembranças. E dentre todas as consequências que isso pode gerar, acredito que a pior de todas é que esquecemos da gratidão - ou se preferir, nos tornamos ingratos. E em todos os âmbitos: ingratos para com Deus, ingratos para com outras pessoas, ingratos para nós mesmos.

Se eu der uma breve analizada na minha história dos últimos 3 anos, vou perceber que há tantos momentos de ingratidão quanto há pontos de ferrugem na minha Kombi 1973. Se você quiser alguns exemplos, aí vão eles: quando cheguei a faculdade em 2007 não tinha lugar para ficar, não tinha companhia e nem dinheiro - mas alguém permitiu com que eu ficasse alguns meses num quarto da faculdade, algumas pessoas que estavam na mesma situação que eu se mostraram muito bons amigos, e de alguma maneira Deus me supriu sem que nunca faltasse verba para o que eu precisava. Mais tarde fui para uma república de estudantes, onde vivi 2 anos com mais 2 caras - 24 meses aprendendo a ser dependente de Deus, aprendendo a viver longe da família, amadurecendo, apreciando a companhia dos companheiros de república, curtindo cada almoço bom que conseguia fazer sozinho. Agora eu olho pra trás e penso na minha ingratidão para com os que me ajudaram, para com os que me fizeram companhia, para com Deus que me sustentou... e o pior: daqui a 10 anos nem vou lembrar direito a sequência dos fatos, e daqui a 20 anos talvez eu nem lembre mais direito o nome das pessoas tão queridas, e daqui a 30 anos eu nem lembre o quanto Deus me ensinou, amparou e sustentou.

Sem dúvida creio que as lembranças ruins não mereçam de fato atenção, mas as épocas que nos marcaram bem nunca deveriam ser esquecidas. Deveriam ser lembradas com frequência, deveriam ser contadas, compartilhadas - e deveriam ser agradecidas.

Há mais uma coisa que pode fazer com que os momentos preciosos não fiquem gravados: a falta de percepção do presente. Posso hoje estar vivendo belos tempos sem me dar conta daquilo que me cerca, de quem me ajuda e de como Deus se faz presente. E então, quando tudo passar, não vou lembrar... e então vou me tornar ingrato.

Toda pessoa deveria exercitar sua gratidão. Lembrar os momentos preciosos que viveu, lembrar das pessoas, das faces, das vozes, das situações, do gosto e do cheiro, daquilo que aprendeu e até daquilo que fez sofrer para crescer. Mais ainda: toda pessoa deveria exercitar a percepção dos momentos preciosos presentes. E que desse modo a gratidão não venha atrasada, mas chegue no momento em que ela mais pode ser demonstrada.

Que momentos preciosos você vive hoje? O que você se lembra dos últimos 5, 15 ou 30 anos? O quão grato você é por tudo isso? Mantenha sua memória, mantenha-se grato. Pessoas ingratas não têm motivos para serem felizes.

4 comentários:

Ju disse...

Pedir é muito simples, agora agradecer a gente deixa pra depois, né.

Por isso, sempre penso que relembrar é apreciar e agradecer.

Além das coisas boas que acontecem por impulso na nossa vida, temos que agradecer também pelas coisas maravilhosas "fixas" na nossa vida, como nossa família, amigos e afins.

Sempre leio seus posts Rúben, e gosto muito deles. Parabéns!

Rúben Thiem disse...

Obrigado, Ju! :)

Caio disse...

Muito bom esse post.

Matheus disse...

É vero!!!

Postar um comentário

Para comentar, selecione "Nome/Ulr" em "Comentar como". Ou, se preferir, selecione "Conta do google". Valeu!