Aprecie sem moderação
Em 15 de março de 2010

Twitte este post!
Algo que tem feito barulho na minha cabeça nos últimos tempos é o lance chamado formalmente de "contemplação". Quando você curte alguma coisa, aprecia ou presta atenção em detalhes, você "contempla". Uma criança definiu isso como "quando você mastiga uma comida gostosa e diz huuum...".

Acredito que perdemos muito da vida quando deixamos de apreciá-la. Curtir a vida - não tentando levar udo ao extremo, mas apreciando o que ela realmente é - deveria ser algo constante; e se noso olhar crítico para tudo que nos acontece fosse substituido por tal contemplação garanto que nossa qualidade de vida aumentaria muito.

Contemplação vai bem além de apreciar alimentos. É perceber a beleza presente nas pessoas, na natureza, nas contruções e criações humanas. É perceber detalhes dos relacionamentos, detalhes do dia-a-dia. É apreciar a maneira como as coisas boas e ruins acontecem - e até mesmo perceber a ironia que permeia algumas situações.

Porém, a contemplação se torna completamente vazia se você tentar perceber apenas as coisas acontecendo "sozinhas". Contemplação só vale a pena se você percebe nelas a coordenação e criatividade do Deus de amor que deseja o melhor para os Seus filhos.

Apreciação não acontece de uma hora pra outra, mas é algo que se aprende e se pratica. Comece apreciando o seu dia e sentindo o "gosto" que ele tem. E se por acaso tudo parecer meio amargo ou azedo, lembre que Deus espera ainda te dar uma sobremesa.