Cristianismo deteriorado
Em 17 de março de 2010

Twitte este post!
Com o passar dos anos, o Cristianismo se tornou mais "religião" do que "estilo de vida". E então tornou-se algo muito teórico e pouco prático, onde discursos belos sobre salvação e vida cristã são pregados nos templos - mas não vistos nas atitudes do povo cristão.

Os primeiros cristãos eram mais práticos que teóricos. Faziam mais do que falavam. E por isso causaram tanto impacto no mundo em que viviam. Um cara desconhecido, no Século II, escreveu uma carta para seu amigo Diogneto. Um trecho desta carta deixarei aqui para vocês perceberem como eram os cristãos primitivos. Sei que o mundo muda e que as realidades mudam; e por isso não espero que os cristãos "voltem a ser o que eram". Mas, do fundo do meu coração, gostaria de ver a essência (perceptível na carta) novamente nos corações dos crentes - inclusive no meu.

"Os cristãos não diferem dos demais homens pela terra, pela língua, ou pelos costumes. Não habitam cidades próprias, não se distinguem por idiomas estranhos, não levam vida extraordinária. Além disso, sua doutrina não encontraram em pensamento ou cogitação de homens desorientados. Também não patrocinam, como fazem alguns, dogmas humanos. Qualquer terra estranha é pátria para eles; qualquer pátria, terra estranha. Tem a mesa em comum, não o leito. Vivendo na carne, não vivem segundo a carne. Na terra vivem, participando da cidadania do céu. Obedecem às leis, mas as ultrapassam em sua vida. Amam a todos, sendo por todos perseguidos. E quando entregues à morte, recebem a vida. Na pobreza, enriquecem a muitos; desprovido de tudo, sobram-lhes os bens. São desprezados, mas no meio das desonras, sentem-se glorificados. Difamados, mas justos; ultrajados, mas benditos; injuriados, prestam honra.

Fazendo o bem, são punidos como malfeitores; castigados, rejubilam-se como revificados. Os judeus hostilizam-nos como alienígenas; os gregos os perseguem, mas nenhum de seus inimigos pode dizer a causa de seu ódio. Para resumir, numa palavra, o que é a alma no corpo, são os cristãos no mundo: como por todos os membros do corpo está difundida a alma, assim os cristãos, por todas as cidades do universo."
Trecho da Carta a Diogneto, Século II