Carne não é só coisa de açogue
Em 17 de setembro de 2009

Twitte este post!
Não façamos o Espírito ser o rei da carne, mas sim, o seu tirano.
                                                                               Santo Agostinho
 
É engraçado ver como crianças são ansiosas por aquilo que desejam. Um tempo atrás, vi uma criança pedindo uma bala para sua mãe. A mãe lhe disse "Olha, nós vamos almoçar. Se você esperar pelo almoço, depois te dou uma barra de chocolate inteira para a sobremesa". A criança não esperou, acabou comendo só a balinha sem aproveitar a barra - só por que não soube perceber que a barra depois seria muito melhor que a bala naquele instante.
  
Chamamos de carne a nossa natureza humana, que apenas dá atenção para o que convém e agrada a si mesma - os desejos do corpo e da mente, o prazer e a valorização de coisas inúteis. Vivemos na carne desde nosso nassimento (1 João 2.16, Romanos 7.18 a 20).
 
Então, quando aceitamos a salvação em Cristo, passamos por um novo nascimento - não de carne, mas de Espírito. Recebemos o Espírito Santo como instrutor e guia, para que então viva não conforme a carne, mas conforme o Espírito. O Espírito deseja o que é bom, justo e correto - valoriza o que é eterno, e não apenas curte o momento (João 3.5 e 6, Romanos 8.5 a 10)
  
Não há como negar que todo crente vive nessa tensão - tentando evitar ser dominado pela carne, esperando ser dominado pelo Espírito, para que assim agrade a Deus e fuja do pecado. Afinal, o que a carne deseja sempre é gostoso, um prazerzinho que vem rápido e que também passa rápido - e por isso é difícil esperar pelo que o Espírito deseja, que é um prazer eterno que envolve uma vida de acordo com sua vontade para ser alcançado, mas que nunca passará.
  
As vezes agimos como crianças que querem bala antes do almoço - os pequenos prazeres da carne, e por isso podemos perder a barra que vem de sobremesa - a eternidade com Cristo. Para estarmos livres da carne, não podemos ar espaço para que ela se manifeste. Que o Espírito não seja um rei sobre a carne, mas sim, um tirano.

1 comentários:

Caio disse...

Essa do Agostinho não conhecia! "Um tirano..." Muito bom cara!

Postar um comentário

Para comentar, selecione "Nome/Ulr" em "Comentar como". Ou, se preferir, selecione "Conta do google". Valeu!