Voltando pro esterco
Em 25 de outubro de 2009

Twitte este post!
Um dos versículos da Bíblia que mais me chama a atenção é Filipenses 3.16: "Tão-somente vivamos de acordo com o que já alcançamos". E alguns dias atrás eu estava dando uma olhada no resto do capítulo onde esse versículo está, só pra ver o contexto onde ele foi dito.

Quem escreveu a carta aos Filipenses foi um cara chamado Paulo. Ele era extremamente "certinho" dentro do que ele pensava ser correto. Tinha uma "vida religiosa" invejável pra qualquer conterrâneo seu. Mas certo dia, Cristo o encontrou e mostrou pra ele que a sua "vida impecável" era, na verdade, completamente diferente do que Deus esperava. E então Paulo repensou toda sua vida. Deixou para trás as coisas que, antes do encontro com Jesus, eram as mais importantes de sua vida. E em Filipenses 3.7 e 8 ele chega a dizer: "mas o que para mim era lucro [...] considero como perda comparado a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo".

Trazendo para os dias de hoje, vejo que há muitos que viverm uma vida consideiravelmente dígna: não se envolvem com problemas, cuidam de seu corpo e mente, não fumam, nem bebem, são honestos... alguns até lêem a Bíblia e vão à igreja. Mas nenhuma vida, por mais bem vivida que seja, é melhor do que conhecer Cristo de perto. Ir a igreja, ler a Bíblia e ter uma vida prudente não significam conhecer a Cristo. Isso só é possível quando se decide por seguir realmente os Seus passos, andar próximo a Ele e viver como Ele viveu - isso só é possível quando se decide tomar a cruz e ser Seu discípulo.

Paulo vai adiante, dizendo que devemos andar em direção a Cristo sem se desviar do alvo, dia após dia ir aprendendo com Ele, vivendo como Ele viveu - e nunca voltar atrás. Simplesmente viver de acordo com aquilo que já se aprendeu com Cristo. Viver de acordo com o que já se aprendeu na Bíblia. Qualquer coisa menos que continuar andando em direção a Jesus e praticar aquilo que já aprendemos é voltar para o esterco.

Há tanta gente que algum dia já chegou a andar com Cristo, mas abandonou a corrida no meio do caminho - voltou pro esterco. E é curioso perceber como tantas vezes preferimos viver no meio do esterco em vez de "andar conforme o que já se aprendeu". Quem não anda conforme o que já alcançou é realmente burro: já aprendeu que colocar a mão no fogo pode queimar, mas insiste em sempre de volta colocar seus dedos nas chamas. Quem anda com Cristo já aprendeu que a vida sem ele é, realmente, esterco. Que pena, muitos trocam Cristo e a inteligência pela burrice e a merda o esterco.

Para compreender melhor o assunto, leia Filipenses 3.4 a 16. Também veja o post anterior.