Como um enduro me ensina sobre oração
Em 3 de novembro de 2009

Twitte este post!
Hoje pela manhã eu ainda estava pensando na história do enduro cômico e trágico que aconteceu no úlitmo final de semana. Pra você entender, leia a história no post Como um enduro me ensina sobre a bíblia.

Fazia tempo que eu não me cansava tanto quanto na corrida que fiz para encontrar os participantes perdidos. E olha que o trecho nem era assim tão longo para cansar tanto. Percebi, então, que eu realmente perdi muito da resistência que eu tinha há alguns anos atrás, quando estava no começo da minha adolescência e andava quilômetros intermináveis de bicicleta. Na verdade, percebi que preciso começar a me exercitar novamente para poder ganhar resistência pra enfrentar situações comoa do enduro.

Quando pensava na resistência, lembrei de uma das nossas músicas da Banda Pescadores, que dizia "resistir é a ordem, vigiar e orar - só fica de pé quem o joelho dobrar". Comecei a ligar as coisas.

Da mesma forma como meu corpo precisa de resistência para andar e correr longos trechos, minha vida de fé também precisa de resistência para ir tão longe quanto deve ir. E se prestarmos atenção, vamos ver quantas pessoas desistiram do cristianismo por não aguentar o tranco - a tentação do pecado aqui, a família pressionando ali, a televisão incentivando besteiras... coisas que sem resistência não podem ser suportadas.

A bíblia fala que temos que resitir ao inimigo, e ele fugirá. E ensina também que a resistência não consiste em lutar incansavelmente contra o adversário, mas em se aproximar de Deus (leia Tiago 4.7 e 8). E a música novamente ensina quando completa a resistência com "vigiar e orar" - esta é a maneira como nos aproximamos de Deus.

"Vigiar" significa estar de olhos atentos para perceber quando você deve correr. "Orar" é a corrida. Você pode até saber a hora certa de correr - você pode até ser um bom vigilante -, mas se você não tem o costume de orar, não terá a resistência para correr o suficiente.

Se você não ora, não terá resistência para aproximar-se de Deus quando a pressão chegar. É redundantemente obvio, mas vale a pena ser dito: sem resistência, não há como resistir.

Há uma frase de Leonard Rovenhill que cai bem nesse momento. Ele disse que "nenhum homem é maior do que sua vida de oração".

Não adianta ter um mapa para o enduro se você não sabe interpretá-lo. Não adianta saber ler e interpretar o mapa se você não desenvolve a resistência para percorrê-lo.

1 comentários:

Caio disse...

Muito bom cara..

Postar um comentário

Para comentar, selecione "Nome/Ulr" em "Comentar como". Ou, se preferir, selecione "Conta do google". Valeu!