Deus está na internet
Em 27 de novembro de 2009

Twitte este post!
Algum tempo atrás vi uma reportagem que criticava alguns aspectos da internet - e suas críticas eram realmente merecidas. Uma delas acusava o problema de que qualquer um pode colocar o que quiser na internet. Fotos, vídeos e textos podem ser jogados na rede de maneira anônima, com pseudônimos ou até atribuindo a autoria a outras pessoas. Uma prova disso é a facilidade com que você encontra fakes de pesoas famosas nas redes de relacionamento.

Essa facilidade de inventar ou fingir personagens na internet levou a criação de vários blogs, twitters e sites sobre o cristianismo e sobre o próprio Deus. Quem está por trás disso publica material diversificado, como se fosse o próprio Deus cuidando das suas coisas na internet.

Há muitos que usam disso para ironizar, criticar e ridicularizar Deus, mas alguns de maneira bem humorada e relativamente respeitosa fazem deste recurso algo que eu realmente considero útil. Não sei se são pessoas cristãs, nem sei se realmente acreditam em Deus. O fato é que suas publicações me fazem pensar em como eu vejo Deus em minha vida, como Ele (quem sabe) me vê nas minhas atitudes e qual é a realidade da igreja atual. Claro, algumas publicações fogem claramente do que a Bíblia fala - muito cuidado -, mas justamente por isso me fazem pensar ainda mais: o que será que os cristãos tem demonstrado para as outras pessoas?

A Bíblia ensina a julgar o que vemos e reter o que é bom - e lógicamente desprezar o que é ruim (1 Tessalonicences 5.21). Isso deve ser aplicado nesses casos. Paulo também diz que há pessoas falam de Cristo por motivos falsos, mas mesmo assim a mensagem é anunciada - que é o que importa (Filipenses 1.15 a 18).

De certa maneira, aqueles que agem como Deus na internet (e o fazem com respeito, apesar da irreverência e do bom humor) acabam sem querer edificando as pessoas. Alguns nem agem como Deus, mas agem como personagens relacionados a Ele - e isso está na mesma categoria. Vou deixar alguns links interessantes no final do post pra quem quiser conferir. Vale lembrar que nem tudo o que é publicado realmente merece consideração, mas boa parte vale a pena olhar e digerir de maneira que se torne edificante.

Aí estão os links pra quem quiser:
O Criador (no Twitter)
O Fariseu (também no Twitter)

Se você souber de mais alguns links interessantes desse tipo, coloque aí nos comentários. Sua colaboração é bem-vinda!

2 comentários:

Esperatus disse...

Eu sei um link interessante desse tipo: http://esperatus.blogspot.com/search/label/Elucide-se.
rsrsrsrsrsrsrs

Mas o das tirinhas é simplesmente demais!
Abraços.

Caio disse...

Curioso: mais de 130 mil tweeters seguem O Criador!

Postar um comentário

Para comentar, selecione "Nome/Ulr" em "Comentar como". Ou, se preferir, selecione "Conta do google". Valeu!