Aniversários malvados
Em 17 de outubro de 2009

Twitte este post!
Cara, sei que vou ser chato pacas escrevendo isso. Mas tá na minha goela faz tempo - e já que não dá pra falar vou, pelo menos, escrever.

Acho que festas de aniversário são coisas bacanas. Realmente, um ano a mais de vida merece comemoração. Mas ultimamente tenho desejado o real fim dos aniversários e suas reuniões sociais. Perceba os motivos:

Aniversários são brindes hipócritas
Não tenha dúvida de que mais da metade dos votos de "felicidades" e "seja feliz, você merece" são ditos só por educação. Claro, a pessoa não deseja seu mal, mas o "parabéns" nem sempre é do fundo da alma. Perceba que muitos dos convidados estão na sua festa mais pela comida e bebida grátis (ou pelas meninas bonitas e os piás legais) do que por você. Experimente fazer o seguinte convite: "dia tal é meu aniversário, vá lá em casa - não vai ter nada de comida, apareça lá só pra conversar... talvez eu ainda chame mais uma ou duas pessoas". O convidado, com certeza, vai achar coisa melhor pra fazer.

Aniversários são desculpas esfarrapadas
Como trabalho numa igreja, vejo muito isso. Existem pessoas que nunca vão aos cultos e nunca se dispõe a ajudar. Quando topo com essas pessoas na rua, a desculpa geralmente é o pai e a mãe que não deixam sair a noite, ou a vó que precisa tomar remédio justamente na hora do culto, ou o cachorro com pneumonia. Mas sempre há espaço para ir numa festa de aniversário. Você pode até dizer: "ah... festa de aniversário é só de vez em quando, diferente da igreja". Pô, mais por que tem gente que consegue arranjar aniversário todo final de semana e nunca consegue ir na igreja de vez em quando? Desculpa de "aniversário é só às vezes" pra mim não funciona. Ou pior: o cara tá todo sábado morgando em casa, sem nada pra fazer. Aí justamente no sábado que ele resolve ir pra igreja, aparece um aniversário. Tipo, por que o cara decide ir na igreja só quando tem um aniversário concorrendo? Claro, só pra ter uma desculpa de por que não foi na igreja.

Aniversários são egoístas
Desculpa, mas essa eu não podia deixar passar. Aniversariantes são egoístas por que sempre consegue marcar sua reuniãozinha social justamente na hora de algo importante na igreja - algo que seria bom pra todos os outros participantes. Tem o sábado inteiro e o domingo inteiro - mas tem que ser exatamente na hora do estudo bíblico. Por que as pessoas não podem fazer festas depois das coisas da igreja? Exemplo fácil: vai na juventude, e na hora que terminar você dá um berro: "galera, tem churrasco lá em casa pro meu aniversário - quem quiser vai lá." Pronto! Simples! Além de permitir com que as outras pessoas não percam algo importante, fez um convite para pessoas próximas a você - as mesmas que provavelmente convidaria de outra forma. Você até pode dizer de novo: "ah, mas meu aniversário é só uma vez por ano". Bom, se a juventude tem uma freqüência média de 30 pessoas, isso significam 30 aniversários por ano. Vamos calcular: 50 finais de semana por ano = 50 possibilidades de reunião da juventude. Subtrai-se 6 finais de semana das temporadas do Moriah, e mais uns 5 por causa de outros retiros e eventos da igreja. Sobraram 39. Agora, se cada um que faz aniversário usar a desculpa que faz "só uma vez por ano", por isso quer comemorar jutamente no horário de reunião da igreja, são 30 finais de semana a menos. Quem sabe, uma idéia pro ano que vem seja fazer 9 Encontros Jovens seguidos onde todo mundo possa ir - aí o resto do ano fica livre pra você fazer seu aniversário no sábado que quiser ou ir em festinhas por aí.

Ps: foi mal aí, não quis ser grosso nem estúpido com o texto - é só um desabafo. Não quero ofender ninguém. Apenas colocar o ponto de vista que, quando se faz aniversário, o aniversariante deveria ser realmente grato a Deus pelo ano novo que ganha - e não fazer programas de concorrência com a igreja que participa.