Surpreendido por um reflexo
Em 12 de fevereiro de 2010

Twitte este post!
Algo que sempre li na Bíblia e que sempre defendi é que todas as pessoas que se encontraram pessoalmente com Cristo foram tão impactadas que nunca mais foram as mesmas. Mesmo que Cristo não esteja mais presente em carne e osso, ainda há a possibilidade de um encontro com ele através do Espírito Santo, da oração e da Palavra de Deus.

Mas até hoje a noite eu ainda não havia compreendido que podemos ter um encontro com Cristo através dos seus "reflexos" neste mundo - tais reflexos são justamente os cristãos, que O seguem, que devem copiar suas atitudes e viver como ele viveu. A questão é que poucos cristãos refletem Cristo realmente. E então imagens distorcidas e inúteis são passadas para outras pessoas.

Hoje conheci um cara que de fato reflete Cristo. Não que não tenha seus defeitos (e certamente deve tê-los), mas refletia Cristo no seu amor, na sua mansidão, na sua bondade, no falar do Reino de Deus. Ele passou algumas horas compartilhando comigo e com mais algumas pessoas sobre histórias que ele vivenciou e como percebe Cristo no seu dia a dia.

Ele não pregou sobre pecado e nem nos ensinou a ser mais santos. Não fez nenhum apelo, não falou de como podemos crescer e servir melhor. Nenhum clamor por "unção" ou "santidade", nenhum berro de desespero por milagres. Apenas compartilhou sua vida, com humildade incrível e sabedoria incomparável. Apenas compartilhou, com a simplicidade que o próprio Jesus demonstrava. E ao ouvir suas histórias, eu mesmo percebi que nunca havia me encontrado com Cristo de tal maneira como aconteceu ali - diante de alguém que realmente reflete o Salvador.

Não tive experiências sobrenaturais, não ouvi vozes. Só conheci um cristão que vive de fato o cristianismo. E um misto de alegria, arrependimento, saudades da eternidade, disposição para seguir a Jesus e percepção de quão miserável sou foram as sensações - em resumo, um desejo de ser de fato alguém que vê Cristo no seu dia a dia, convive com Ele e deixá-lo transparecer em mim. Eu já era convertido antes, e sempre vivi da melhor maneira que pude conforme a vontade de Deus. Mas hoje vi o que é ser Cristão de fato e refletir a Jesus,

E posso dizer que não é apenas na palavra ou pelo Espírito que as pessoas podem se encontrar com Cristo, mas através de pessoas que O refletem; que de alguma forma deixam Cristo aparecer tanto em suas vidas que não precisam falar uma palavra sobre religião - podem falar de plantação de abobrinhas que já demonstram o Criador.

Hoje eu vi Cristo sendo refletido, e após 20 anos de conversão descobri a essência do evangelho. Sinceramente, espero que você algum dia possa encontrar alguém assim - compreenda bem, não há mérito para nenhuma pessoa (tanto é que não cito nomes); méritos apenas ao que faz a obra. E sinceramente, espero algum dia poder refletir Jesus de fato, para que em mim as pessoas possam ver um reflexo nítido daquele que as criou, as amou e salvou - e assim se convertam, mesmo já sendo crentes.